a igreja que se quer

Esse texto é um pouco diferente dos outros.
É comum eu meditar na Palavra, e escrever a partir dela. Ou ver uma situação que me traz a memória a Palavra, e escrever a partir disso. Mas esse texto não; esse texto começou na oração.
Hoje, estava no meu horário de orar, e pedia ao Senhor para fazer de mim uma esposa sábia, honrosa… e aí, como um estalo, veio a resposta. “Ser esposa é a chance que você tem de ser a Igreja que Cristo almeja ter e você deseja ver.” Os textos foram aparecendo, e tudo se encaixou. Em questão de minutos, esse texto estava pronto.

Eu levo as coisas a sério. Às vezes até mais do que eu deveria. Qualquer coisa relacionada a Jesus para mim, é de uma importância e seriedade extrema. Quando comecei a me relacionar com o Pedro, lia Efésios 5 e tinha clareza de que casamento seria uma das coisas mais sérias que iria me propor a fazer.
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (…) Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (Ef 5:22-27, 32)
Casamento diz respeito a Cristo e a Igreja. Isso o torna santo, digno de honra, intocável. Não pela instituição, mas pelo que ela representa. Então hoje, enquanto orava para ser uma boa esposa, o Senhor me fez entender a honra e oportunidade que tenho ao ser esposa: representar a Igreja dentro da minha casa!
E esse sempre foi o desígnio de Deus…as palavras destinadas as esposas são as palavras destinadas a Igreja. Basta olhar para a famosa mulher de Provérbios 31:
1) O seu valor
“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Pv 31:10)
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” (1 Pe 1:18,19)
O valor da mulher de Provérbios não é determinado por nada que ela faz e é descrito nos versículos seguintes, da mesma forma que o valor eterno na Igreja não está nas suas obras (Ef 2:8-9), mas no valor de Cristo. O valor da mulher virtuosa excede o de muitos rubis porque ela foi comprada pelo sangue precioso de Cristo!
2) Faz o bem
“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” (Pv 31:12)
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:21)
3) É diligente e cuida dos seus
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.” (Pv 31:15)
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;” (Rm 12:11, 13)
4) Reconhece um tesouro
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. (Pv 31:16)
“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” (Mt 13:44)
5) Sua lâmpada não se apaga
“Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.” (Pv 31:18)
“Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.” (Mt 25:4-7)
5) Dá aos pobres
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (Pv 31:20)
“Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.” (Gl 2:10)
6) Se alegra com o que há de vir
“A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.” (Pv 31:25)
“Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” (1 Pe 1:8,9)
7) Atenta ao que está acontecendo dentro de sua casa
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.” (Pv 31:27)
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?” (Lc 15:8)
8) Recebe o louvor de seu marido
“…seu marido também, e ele a louva: muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (Pv 31:28,29)
“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mt 21:25)
9) Seu poder não vem de seus atributos, mas do Senhor
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” (Pv 31:30)
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
(1 Co 2:1-5)
10) Recebe o fruto do seu trabalho
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.” (Pv 31:31)
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” (Cl 3:24)
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.” (Hb 6:10)

Profundo é este mistério: ser esposa é ser a Igreja! E nós mulheres temos uma oportunidade única nas mãos. Ao invés de reclamar que a Igreja não acolhe, podemos abrir nossas casas! Ao invés de nos queixar dos irmãos que não servem, podemos servi-los! Ao invés de murmurar sobre a crise, podemos nos alegrar na provisão de Deus! Tudo que a Igreja foi feita para ser, podemos realizar dentro de casa…fomos feitas para isso! Que nosso procedimento como esposas comunique a realidade espiritual que há por trás disso.
É uma honra imensa. É uma responsabilidade enorme. Mas, lembrando de Paulo, eu digo: se alguma mulher entre vós deseja ser esposa, excelente obra deseja!
Advertisements

One thought on “a igreja que se quer

Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: