não deixe o facebook te dizer como foi seu ano

chegou o final do ano e com ele, todas as retrospectivas do universo. o facebook tem uma da sua “vida”, os canais de tv tem várias sobre o que aconteceu aqui no brasil e no mundo e por aí você vai ver um monte de lista e de vídeo te lembrando tudo que se passou.
mas você se lembra do que se passou?
tenho a impressão que atualmente a vida não interfere mais na nossa existência. tudo acontece e se passa ao nosso redor mas estamos isolados em nossas bolhas: presos no nosso entretenimento, nossa rotina, nossos pequenos prazeres. acho que é consequência do amor que se esfria, de pessoas que evitam se envolver, de olhos constantemente presos à telas. e então, vem a retrospectiva, com eventos e acontecimentos que deveriam ter nos marcado mas fizeram pouca diferença em quem somos como pessoas.
outro dia, estava conversando com o meu marido sobre música sertaneja. eu gosto muito de algumas músicas antigas do sertanejo. mencionei “tocando em frente” do almir sater (uma das minhas músicas prediletas) e comentei que gostava muito dessa característica do sertanejo antigo, de contemplar a natureza e relacioná-la a vida. hoje o sertanejo fala sobre carros, dinheiro, mulheres, baladas… essas coisas que servem para nos desligar, nos anestesiar. quando que nós paramos, respiramos, olhamos em volta e contemplamos a vida?

podemos começar agora – em clima de final de ano!
sobre dinheiro: esse ano você abriu mão de ter mais? esse ano você foi generoso com aqueles ao seu redor?
sobre corrupção: esse ano você foi fiel e honesto em tudo que fez? esse ano você foi destemido em se posicionar contra o que é errado?
sobre desastres naturais: esse ano você contemplou a natureza? cuidou dela? apreciou-a?
sobre desastres humanos: esse ano você foi mais misericordioso com aqueles ao seu redor? conseguiu ser empático com a dor dos que te rodeiam? chorou com aqueles que choravam?
sobre governo: esse ano você honrou, em palavra e vida, as autoridades estabelecidas na sua vida?
sobre refugiados: esse ano você abrigou e acolheu pessoas na sua casa, na sua vida? você se deu em favor de outros?
sobre trabalho: esse ano, seus colegas de trabalho te reconheceram como alguém que está ali para fazer uma diferença e não crescer a qualquer custo? a sua vida está focada em trabalhar ou em servir?
a contemplação parece um hábito perdido em um mundo que corre o tempo todo, mas aqueles que não param para refletir sobre suas vidas são apenas telespectadores de suas próprias histórias. telespectadores pós-modernos: desatentos, desinteressados, sempre se distraindo com a mais nova novidade, a mais recente notificação.
“Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor.” – Lamentações 3:40
acima de tudo, ao olhar para trás: esse ano foi o ano que você mais cresceu em semelhança e intimidade com Cristo? você está mais parecido com Ele hoje do que estava 300 e poucos dias atrás? você foi fiel a Ele? você amou e serviu aqueles pelos quais Ele morreu? você levou as pessoas para mais perto dEle? ao olhar para o seu ano, você consegue vê-Lo em todos os dias, todas as decisões, todos os momentos, todas as escolhas reinando como Soberano e Senhor? se esse não foi o caso, pouco importa todos os eventos que você foi, os posts bem-sucedidos que fez, as fotos legais que você tirou. aliás, nada importa.
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” – 2 Coríntios 13:5
que em 2016, Deus nos dê coisas das quais muitas vezes fugimos. desejo que estejamos sós. (Lc 5:16) desejo que estejamos em silêncio. (Sl 46:10) desejo que meditemos em profundidade. (Sl 77:6) desejo que o sofrimento nos leve a obedecer. (Hb 5:8)
que o Sr. nos resgate do visual, do superficial, do artificial, do automático.
amém.
“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” – Tiago 1:23-25
Advertisements

2 thoughts on “não deixe o facebook te dizer como foi seu ano

Add yours

  1. Diva, esse ano foi marcante, por muitas coisas, uma delas o seu casamento! 🙂 hope to share more memorable days ahead, good or bad! And we can continue to work on good photos, I like them. One day I’ll print them… Maybe I should add to my 2016 to do list……. For When I finish the 2013 one…..

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: